O que começou como apenas uma brincadeira acabou se tornando algo gigante que conecta diferentes pessoas com gostos em comum. O streamer é responsável por criar conteúdo ao vivo para seus seguidores, como se fosse um tipo de apresentador com um trabalho mais humorado e voltado para sua comunidade em específico.
A diferença é que no mundo dos esportes eletrônicos, o tipo de temática criado é mais segmentado para quem acompanha as competições, integra a comunidade e também é apaixonado por jogar games específicos, tais como Counter-Strike (CS), League of Legends (LoL) ou até mesmo VALORANT.
Existem vários tipos de streamers dentro dos esports, sendo que, o tipo mais comum é de jogadores que transmitem seus jogos em partidas ranqueadas. Há também pro players que compartilham suas experiências como jogadores profissionais na soloq de suas respectivas modalidades. O streamer acaba conquistando um público único que é interessado apenas em seus materiais.
Além disso, outros tipos de staffs também fazem o trabalho, tais como analistas e personalidades conhecidas pela comunidade. O trabalho do streamer envolve interagir com o chat da stream ao vivo enquanto joga partidas, compartilhando jogadas, analisando situações do competitivo e até mesmo reagindo a outros temas relacionados.
Também existem streamers com outros propósitos que não estão relacionados a jogos ou esportes, tais como músicos produzindo canções ao vivo, criadores de conteúdo conversando com seus seguidores, jornalistas com assuntos informativos e até mesmo profissionais que realizam podcasts em estúdio com presença de convidados.
Fonte: https://gamearena.gg/esports/streamer-o-que-e-a-nova-profissao-do-futuro